Rua Dr. Romualdo, 342 - São Mateus | Juiz de Fora, MG

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Spotify

BAZAR DA LUZ

O Bazar da Luz é um projeto muito especial produzido em parceria com a ENGETEC Projetos e Engenharia. Essa lojinha foi pensada para a Creche Comunitária Antônio e Maria Geny Barbosa que com pouco auxílio municipal, mas muita força de vontade e ajuda da população acolhem e fazem um trabalho muito bonito com mais de 90 crianças do bairro Santa Cruz.

Grande parte da receita  da instituição vem da venda de roupas e objetos doados, o Bazar da Luz então, viria para aumentar a arrecadação da creche que hoje ela não possuí um local de vendas. 

O espaço do bazar é definido por dois volumes distintos, onde o segundo, de serviço (onde se encontram banheiros, depósito e provadores), invade o primeiro, da loja, promovendo a criação de um único ambiente. O projeto busca simplicidade na utilização dos materiais e criatividade na composição do espaço. Nele o concreto se mantém aparente, seja na laje, piso e tijolo e faz dupla com o Pinus (madeiras dos pallets, prateleiras e balcão). O outro material que compõe o espaço é o metal, seja nas tubulações galvanizadas aparentes, esquadrias de chapa metálica e o portão de acesso.

Para acesso a loja foi utilizado um portão de garagem, assim a loja se abre para a rua e vira a continuação do passeio da praça em frente, cria ainda uma "marquise" para o bazar, impedindo a entrada de chuva para o interior.

Além do espaço da loja, o projeto destina-se a outras funções também necessárias para a creche. A laje estende-se criando um espaço abrigo, podendo ser usada pelas crianças durante a semana, pelo bazar com o objetivo de vender objetos de maior porte e como estacionamento pelos funcionários do espaço.

Local:

Juiz de Fora - MG

Ano:

2017