Rua Dr. Romualdo, 342 - São Mateus | Juiz de Fora, MG

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Spotify

Desde o primeiro café, vamos desenvolver junto com você um panorama de características para o projeto; seus desejos e sonhos, saber como é seu dia-a-dia, o que gosta de fazer e o que acha bonito.

Nosso contato não acaba ai... criaremos um grupo no Whatsapp pra trocarmos referências, deixando pra nós mais palpável o que vocês consideram interessante, e que fará toda diferença no projeto. 

Cada cliente é único, assim, cada projeto deve se desenvolver singular! Munidos dessas informações e do estudo da Legislação Municipal, daremos o pontapé inicial na concepção do projeto, colocando no papel e no computador os itens já conversados anteriormente, lembrando que você participará de cada etapa! 

Acreditamos na característica líquida dos dias atuais, em que os desejos e as demandas se alteram constantemente. Com isso,  novas propostas de volumetria e espacialidade serão desenvolvidas até que se chegue a um resultado onde você entenda como ideal para se entrar nos pormenores do projeto.

 PROJETO ARQUITETÔNICO 

croqui 

 1ª ETAPA: ESTUDO PRELIMINAR (EP) 

PROJETO ARQUITETÔNICO

Apresentação:

Do croqui ao 3D, de forma básica e assertiva. Vamos explicar o partido da proposta, o conceito. Daremos grande foco à volumetria e seu sistema construtivo, implantação e plantas baixas, pensando em todas as relações com os estudos de insolação, ventilação, entorno, espacialidade e fluxos. O 3D nessa etapa, é apenas um auxílio de orientação espacial, mais básico e volumétrico, o que permite um trabalho ágil e flexível.

estudos de implantação e volumetria

 2ª ETAPA: ANTEPROJETO (AP) 

Após a aprovação do EP, todos os detalhes do projeto serão desenvolvidos no Anteprojeto (AP), do mais técnico ao mais simples, configurando sua forma final.


Nessa fase, as minúcias da entrevista inicial ganham força, e assim, vamos construindo a sensação que você deseja experienciar dentro do ambiente.

Juntos, iremos definir os revestimentos, que envolvem uma experiência além da visual e tátil, como seu custo benefício, resistência e manutenção; as esquadrias, que não são apenas janelas e portas, mas sim elementos que possuem um total poder de comunicação com o entorno; a iluminação, seja ela natural ou artificial, e qual a intenção de cada uma no ambiente... enfim, esse somatório de elementos e detalhes vão construindo a harmonia conceitual do projeto.


Escolheremos também quais sistemas tecnológicos serão implementados, como automatização, biodigestor, cisterna para água da chuva, cobertura verde, placas fotovoltaicas, aquecimento solar... e iremos dialogar de modo aberto sobre seus significados, vantagens (e desvantagens) e opções.

 

Quando o AP é aprovado pelo cliente, são desenvolvidos os projetos complementares e a compatibilização dos mesmos, como projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico, SPDA, incêndio. É a hora em que fazemos todos os ajustes necessários para que o Projeto Executivo seja realizado de forma rápida e assertiva, sem retrabalho; e é claro, influenciando direto no resultado final, em uma obra sem surpresas e sem dor de cabeça!

Nosso Ateliê conta com uma equipe de colaboradores em diversas áreas da engenharia, que possibilitam o desenvolvimento rápido desses projetos complementares.

produção do 3D

Apresentação:

Montamos um caderno do projeto pra você! Nele há diagramas, esquemas, desenhos técnicos como implantação, plantas baixas e cortes, imagens 3D (render), e um memorial básico sobre as soluções adotadas.

Uma das principais características do nosso Ateliê é o amor pela representação e ilustração dos projetos. Então, já que nessa fase a arquitetura ganha detalhes e uma forte identidade, representamos seu projeto para que você se veja ali e se identifique de cara, podendo perceber cada aspecto dele!

corte ilustrativo

representação arquitetônica

 3ª ETAPA: PROJETO LEGAL (PL) 

Após o AP fazemos o Projeto Legal, que são os desenhos e especificações direcionados à aprovação do projeto na Prefeitura do município. É a fase – em caso de necessidade – que serão preparados os materiais para dar entrada em outros órgãos, como Vigilância Sanitária, no caso da arquitetura comercial (restaurantes, farmácias, consultórios, etc).

 4ª ETAPA: PROJETO EXECUTIVO (PE) 

Após verificar a compatibilização dos projetos complementares e da aprovação do AP final, realizamos o Projeto Executivo. No PE fazemos desenhos e especificações técnicas destinadas ao canteiro de obras com a finalidade de orientar os profissionais responsáveis pela sua execução. Os desenhos abrangem das maiores soluções técnicas construtivas às menores, da preparação ao acabamento. 

Com as pranchas técnicas, entregamos um memorial com todas as especificações de revestimentos e equipamentos que serão utilizados, com quantidades e medidas específicas para que não ocorra desperdícios nem gastos desnecessários. 

Como podemos te ajudar?!
arrow&v